A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) realizou nesta quinta-feira (26) uma sessão solene em homenagem aos 51 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), no Teatro Lauro Monte, gerido pelo Governo do Estado através da Fundação José Augusto (FJA).
Levando em conta que grande parte dos alunos, cerca de 90% dos 15 mil matriculados, são oriundos de escolas públicas, a governadora e chanceler da universidade Fátima Bezerra destacou em seu discurso o repasse de R$ 11 milhões exclusivamente para a política de assistência estudantil.
"Vamos garantir aos jovens, sobretudo aos mais carentes, o direito de sonhar. Que eles possam não somente ter acesso, mas consigam permanecer na universidade”, disse, ao informar que o governo destinará recursos oriundos do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP) para a instituição, a pedido da reitoria.
“Para nós, educação não é gasto. Universidade é investimento, é inclusão, é desenvolvimento, inovação, ciência e tecnologia”. Ela também reafirmou a garantia de repassar recursos na ordem de R$ 3,6 milhões, para compensar o mesmo valor contingenciado pelo Governo Federal.
A solenidade teve o propósito de homenagear às pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o crescimento da UERN nesses 51 anos de existência. A presidente da CMM, vereadora Izabel Montenegro, conduziu o evento e agradeceu a todos os presentes.
A sessão solene foi proposta pelo vereador Francisco Carlos, integrante da frente parlamentar em defesa da universidade. “A Câmara reconhece e homenageia a todos os que fizeram e continuam fazendo o que a UERN é hoje, a todos aqueles que atuam em prol do desenvolvimento da nossa universidade. É preciso reconhecer a necessidade de investimento em Educação”, afirmou.
“Na minha condição de governadora e chanceler é meu dever expressar toda a gratidão por tudo o que o senhor representa para a UERN e para Educação no RN. Estendo esse agradecimento a todos os demais reitores pela contribuição importante que deram e continuam dando ao desenvolvimento da UERN. Agradeço também ao vereador Francisco Carlos pela proposição”, disse.