A malha viária da cidade sofreu um desgaste muito grande em virtude das fortes chuvas que caem em intensidade desde o mês de maio. Para reestabelecer a normalidade das vias, melhorar a qualidade de tráfego e trazer mais segurança e conforto para motoristas e pedestres, a Prefeitura está trabalhando diariamente nas quatro regiões administrativas de Natal. Em regime de força-tarefa, 12 equipes do Município executam os serviços por todo o Município. Nesta quinta-feira (21), a avenida Rodrigues Alves, no Tirol, foi uma das ruas que passou por melhorias.
“Tivemos um volume de chuvas desproporcional para o período. A infraestrutura da cidade como um todo sofreu avarias. Com a melhora gradativa das condições climáticas, estamos podendo trabalhar na restauração dos danos. Nossas equipes estão executando, em dois períodos, as melhorias na rede de drenagem e pavimentação. Não vamos descansar até que a gente possa oferecer mais conforto e melhores condições de trafegabilidade para a população”, afirma o prefeito Álvaro Dias, que normalmente acompanha inúmeros desses serviços pela cidade.
Ainda nesta semana, as ruas Maranata, no Leningrado, Itamar Maciel e João Hélio, em Felipe Camarão, Barão de Açu, em Candelária, ruas Paraguaçu, Caraúbas e Mar do Caribe e Macieira, no Potengi, Av. Maranguape, no Nossa Senhora da Apresentação, rua São Tomé, na Cidade Alta, Patativas, em Neópolis, Paraguaçu, no Pajuçara, Caraúbas e Mar do Caribe, no Potengi, e fechando na Santo Agostinho, no bairro do Igapó, também receberam melhorias.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, o órgão trabalha seguindo basicamente três critérios para iniciar a recuperação das vias. Primeiro, há uma triagem dos locais afetados com a identificação das áreas e a sua devida sinalização. Depois disso, os técnicos e engenheiros da Seinfra fazem todo o planejamento de ações específico para cada problema. Por fim, vem a execução dos serviços propriamente ditos, que podem ser de recapeamento, recuperação de paralelepípedos, restauração da rede de drenagem, limpeza de lagoas e demais equipamentos.
“Precisamos responder as demandas de todas as regiões. Temos serviços dos mais simples até os mais complexos. Ainda dependemos das condições climáticas. O importante é destacar que estamos conseguindo implementar um bom ritmo de trabalho e dedicados a corrigir todos esses problemas”, ressalta o secretário.