Três condutores foram presos nas rodovias do Rio Grande do Norte, neste final de semana (27 e 28/08), conduzindo seus veículos sob efeito de álcool, durante comandos de alcoolemia da Operação Rota Brasil 2022, que contou com o apoio da Polícia Civil.
A Operação Rota Brasil teve início em março deste ano e tem como objetivo intensificar as ações de policiamento com foco no enfrentamento qualificado à criminalidade, aumentando a segurança viária, prevenindo e reduzindo a gravidade dos acidentes de trânsito.
Neste final de semana, as ações foram direcionadas para a fiscalização de alcoolemia e contaram com o apoio da delegacia móvel da Polícia Civil. Foram fiscalizados 357 veículos e 421 pessoas, das quais 43 foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool. Dos 288 testes de etilômetros realizados, três atingiram concentração igual ou superior 0,34 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar alveolar), configurando crime de trânsito.
Na tarde do sábado (27/08), o primeiro condutor foi preso no km 295 da BR 304, em Macaíba/RN, após se envolver em um acidente, conduzindo uma motocicleta, com a qual colidiu na traseira de um automóvel. O condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez que foi confirmada por teste de etilômetro com resultado de 0,96 mg/l. Durante revista pessoal dos condutores envolvidos no acidente, foi encontrada cerca de 5g de maconha com o condutor da motocicleta, que foi encaminhado para a Delegacia Central de Flagrantes por embriaguez ao volante e porte de droga para consumo.
Na madrugada do domingo (28/08), o segundo condutor foi preso no km 55 da BR 427, no município de Jardim do Seridó/RN. Após ser abordado trafegando com velocidade incompatível com a segurança e desobedecer ordem de parada, o condutor realizou teste de etilômetro no qual foi constatada a concentração de 0,8 mg/l. O condutor foi preso por embriaguez ao volante com perigo para a vida ou saúde de outrem, desobediência e trafegar com velocidade incompatível com a segurança.
O terceiro condutor, com 67 anos, foi preso em Natal/RN, na madrugada do domingo, no km 94 da BR 101, conduzindo um voyage sob efeito de álcool, com concentração de 0,52 mg/l, sendo encaminhado à Delegacia Móvel de Polícia Civil, presente no local.