24 agosto 2022

Parnamirim implementa projeto de Reforço Escolar para alunos da rede pública


Depois de uma pandemia que assolou os municípios brasileiros, obrigando alunos e famílias a trilharem um longo período sem aulas presenciais e convivência entre estudantes, a Prefeitura de Parnamirim, buscando combater essa fragilidade implementou no município o projeto de reforço escolar.

Com a volta das aulas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, preocupada com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, aplicou um conjunto de avaliações diagnósticas entre os meses de abril e maio de 2022, contemplando as disciplinas de língua portuguesa e matemática. O diagnóstico serviu para avaliar tanto alunos quanto professores.

O foco é nos estudantes do 4°, 5° e 6° anos, momento em que estão se despedindo do ensino fundamental 1, quando têm aulas com um único professor (pedagogo) para todas as disciplinas, e passam a uma nova realidade – no fundamental 2 – com um professor para cada disciplina. De acordo com a Semec, essa mudança, aliada ao período de pandemia e seus desdobramentos, podem trazer dificuldades de fixação do conteúdo, trazendo à tona a necessidade do reforço escolar.

O intuito é trabalhar com a recuperação de aprendizagem dos alunos com mais dificuldade de acompanhamento do conteúdo através de atividades lúdicas, teóricas e práticas. A primeira leva de escolas que aderiu iniciou as aulas de reforço em 25 de julho, atuando preferencialmente com alunos do 4°, 5° e 6° anos. Há, no entanto, a possibilidade de incluir nas turmas alunos de outros níveis, devendo cada caso ser avaliado pela equipe gestora.

Quem ministra as aulas são os professores da rede pública municipal, que são remunerados pela carga horária suplementar, de acordo com o conteúdo ministrado no atendimento aos alunos. As turmas de reforço são compostas por 15 a 40 estudantes, com o aval dos pais e responsáveis.

Desde o último mês de julho, quando o projeto iniciou, 17 escolas da rede pública municipal já contam com turmas de aulas de reforço.