A campanha Outubro Rosa da Câmara Municipal de Natal, em parceria com o Grupo Reviver, segue seu cronograma de atividades que inclui o mutirão de mamografias gratuitas, programação cultural e serviços de beleza.
Durante a campanha, as mulheres que forem realizar seu exame de mamografia na unidade móvel de saúde Savana Galvão - estacionada ao lado do Palácio Padre Miguelinho, sede da Câmara, na rua Jundiaí, no Tirol - também terão acesso a diferentes serviços de acolhimento.
Nesta terça-feira (11), além das mamografias, consultores de beleza da Mary Kay estão realizando serviços de limpeza de pele e maquiagem.
“Ano passado, a Câmara passou a ser a sede da abertura oficial do Outubro Rosa do Grupo Reviver e este ano essa campanha está se repetindo. E não só com o envolvimento da Câmara como instituição, mas também da Frente Parlamentar da Mulher, que se integra com ações paralelas de acolhimento a essas mulheres que passarão por esse exame”, explicou Iracy Goes, diretora geral da Câmara de Natal.
O Outubro Rosa da CMN, mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estará realizando 70 mamografias diárias e gratuitas. Para realizar o exame basta comparecer pela manhã portando cartão do SUS de Natal, comprovante de residência e RG. Ainda durante o período matutino, serão distribuídas as fichas, sendo 35 destinadas ao expediente da manhã e as outras 35 ao período da tarde.
Jurema Marinho, chefe do ambulatório da Câmara, reforça que o local está aberto para todas as usuárias do Serviço Único de Saúde. “Muitas pessoas dependem do SUS, então aqui estamos facilitando o atendimento a todas aquelas que precisam desse exame. Além disso, a Câmara de Natal tem o diferencial do acolhimento que realiza, com a participação das vereadoras e demais ações promovidas”, afirmou.
O mutirão continuará acontecendo também no feriado desta quarta-feira, 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. “Pensamos nas mulheres que não conseguem sair do trabalho durante a semana para vir realizar o exame e por isso, no feriado, também iremos funcionar normalmente das 7h às 17h. Assim, essas mulheres podem aproveitar o dia pra vir aqui e participar do mutirão”, explicou Jurema Marinho.