23 novembro 2022

Covid-19: vacinas da Pfizer adaptadas às variantes Ômicron recebem aprovação da ANVISA

Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou nesta terça-feira (22), as vacinas contra COVID-19 da Pfizer-BioNTech, adaptadas às variantes Ômicron BA.1 e BA.4/BA.5, para uso emergencial como dose de reforço na população acima de 12 anos de idade.

Apesar das doses de reforço com a versão original da vacina contra COVID-19 terem consistentemente demonstrado possuir alta efetividade, protegendo contra hospitalizações e morte em relação tanto ao tipo selvagem, como também às novas variantes de preocupação, incluindo a Ômicron, a Pfizer tem como premissa sempre buscar novas frentes de abordagem para a luta contra pandemia.

As vacinas bivalentes também mantêm bom perfil de segurança e tolerabilidade.

“Recebemos com orgulho essas aprovações, que nos ajudam a dar mais um passo importante no combate à pandemia. A versatilidade da plataforma de mRNA, nos permite pensar em estratégias que se adaptem conforme o COVID-19 evolua.”, ressalta Adriana Ribeiro, Diretora Médica da Pfizer Brasil.

As vacinas adaptadas à Ômicron BA.1 e BA.4/BA.5 virão com uma tampa com coloração diferente – cor cinza, para ajudar na diferenciação. Outra novidade é que essas versões do imunizante não precisam de diluição para aplicação.

Em nota, a Pfizer declarou: "Estimamos que a chegada das vacinas BA.1 e BA.4/BA.5 ao Brasil seja realizada já nas próximas semanas, mas ressaltamos que a vacina monovalente original segue disponível para uso imediato nos postos de saúde."

Para saber mais, acesse: www.Pfizer.com / www.pfizer.com.br