06 fevereiro 2023

Festa, economia e cultura: Baile de máscaras abre oficialmente o Carnaval de Macaíba no dia 16 de fevereiro; confira


Depois de um hiato de 27 anos sem Carnaval promovido pelo Poder Público, a atual da gestão do prefeito Emídio Júnior, por meio da secretaria de Cultura e Turismo resgata essa rica tradição cultural neste ano de 2023.

A abertura oficial da festa do Rei Momo ocorrerá na quinta-feira (16/02) na Rua da Cruz, marco zero da cidade, numa região conhecida como “Cinco Bocas”, a partir das 19h, com baile de máscaras, banda de frevo, apresentação do rei e da rainha do Carnaval, entrega simbólica da chave da cidade e homenagem ao grande carnavalesco macaibense Nerivaldo Monteiro (in memorian).

No total, serão cinco dias de festa. Na sexta-feira (17/02), a partir das 19h, no Centro, a festa ficará por conta das apresentações de Ricardo Chaves, Thábata, Renan Miranda e banda Som e Balanço. A concentração inicial será na praça da Lagoa das Pedras, de onde os foliões sairão e descerão pela Rua Olímpio Maciel até a região central.

No sábado (18/02), a partir das 18h30, acontecerá as apresentações de Tony Farra, Placílio Diniz e Jackson e Jaline. A concentração será a partir das 18h30, na Rua da Copa, próxima a Avenida Castelo Branco com o paredão Viúva Negra.

No domingo (19/02), tem apresentações de Bichões do Forró, Itinho e Nelson Moreno, em Cajazeiras, a partir das 18h30, e Banda Pretta, Igor Karuzo e Rony Pisadinha, em Traíras, a partir das 16h, que também contará com concentração e presença do paredão Viúva Negra. A segunda-feira (20/02) será animada na comunidade quilombola Capoeiras com as apresentações de JS e o Piseiro e Swing dos Plays.

Nerivaldo Monteiro

Carnavalesco e ativista cultural de renome em Macaíba, Nerivaldo Monteiro partiu aos 55 anos de idade no ano de 2020. Em virtude de seu legado para a cena da cultura macaibense, a gestão municipal idealizou essa justa homenagem a Nerivaldo, particularmente na própria ocasião de abertura dos festejos de Carnaval. Além de atuar nas tradições da folia de Momo, com escolas de samba, também tinha participação nos festejos juninos.