Umas das lideranças de uma facção criminosa gaúcha, vulgo Vavá, de 29 anos, considerado de alta periculosidade, foi preso na manhã desta segunda-feira (13), em Rio Grande do Norte. Ele foi surpreendido pelos agentes da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil no momento em que realizava exercícios em uma academia na praia de Parnamirim.
A prisão coordenada pela delegada Isadora Galian teve apoio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil de Rio Grande dio Norte. O criminoso vinha sendo investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por suspeita de participação em uma execução ocorrida em novembro de 2022 no bairro Coronel Aparício Borges, em Porto Alegre.
Vavá havia retornado do sistema penitenciário federal em agosto de 2022. Após a sua soltura, a Capital foi palco de uma nova guerra de facções criminosas, vitimando mais de 40 pessoas, em apenas um mês. Em um dos casos, a vítima foi torturada, esquartejada e teve seu corpo cortado com o apelido do bandido.
O criminoso também possui estreita relação com os conflitos armados ocorrido ao longo dos últimos anos na vila Maria da Conceição, no bairro Partenon. Entre 2016 e 2017, por exemplo, a região foi palco de diversos homicídios, sempre envolvendo a disputa por pontos de venda de drogas.
Conforme os policiais civis, ele possui vários antecedentes por homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsa identidade e receptação.