Reprodução/PRF |
A Polícia Rodoviária Federal socorreu na tarde desta quarta-feira (22/02) uma criança de três anos que estava com as vias respiratórias totalmente obstruídas por engasgo.
A equipe PRF deslocava pela avenida Coronel Estevam, no bairro do Alecrim, em direção à BR 101 norte para a realização de atividades da Operação Carnaval, quando deparou-se com o pedido de ajuda de um casal que segurava nos braços uma criança de três anos desacordada vítima de engasgo por vômito após uma convulsão.
A equipe realizou, de imediato, a manobra de Heimlich e conseguiu realizar a desobstrução das vias aéreas, no entanto, foi necessário manter a criança em ventilação mecânica até a chegada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192).
Os Policiais Rodoviários Federais acompanhou a família até sua residência e permaneceram até a chegada da unidade avançada de atendimento do SAMU.
Em contato com a família, fomos informados que a criança está bem, brincando, mas em observação, aguardando liberação médica.
A manobra de Heimlich acontece de formas diferentes em bebês e em crianças de um ou dois anos, conforme se pode observar nas figuras abaixo, no entanto, a manobra para bebês foi utilizada pela equipe em razão de a criança estar desacordada.