28 fevereiro 2023

Sinmed e familiares de crianças autistas fazem denúncias e cobram melhor tratamento em Natal; entenda


Imagem ilustrativa/Reprodução: internet

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) convida para o encontro com mães de pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), nesta quarta-feira, às 10h, na sede do Sinmed. Na ocasião, será falado sobre a rede assistencial para esses pacientes em Natal.

A incidência de casos de crianças com TEA duplicou nos últimos 12 anos em estatísticas mundiais. O Sinmed, juntamente com as mães de pacientes com TEA, pretende alertar a sociedade sobre as dificuldades de atendimento dessas crianças devido a pequena rede assistencial especializada presente em nosso Estado, onde a demora para se conseguir uma consulta ou laudo diagnóstico em alguns casos, pode levar anos. Outra problemática a ser apresentada é a falta de preparo de profissionais de assistência e lidar com familiares de crianças com TEA, assim como a falta de auxiliares nas escolas.

Paralelo a esses problemas, pacientes da Zona Norte de Natal enfrentam dificuldades com o deslocamento para a região central, com longas viagens em linhas de ônibus precárias, para sessões de tratamento que duram uma média de 20 a 30 minutos. A linha de ônibus que fazia o trajeto da Zona Norte ao Centro de Reabilitação Infantil (CRI), foi desativada, dificultando ainda mais o deslocamento desses pacientes.

Diante dessa situação, e da inaplicabilidade das políticas públicas previstas em lei, o Sinmed e mães de crianças com TEA chamam atenção para o necessário engajamento de toda a sociedade na luta por um centro de tratamento especializado e a garantia do cumprimento das leis de assistência a esses pacientes.

Serviço:

Reunião sobre implantação de rede assistencial para pacientes com TEA
Dia: 01/03/2022
Horário: 10h
Local: Auditório do Sinmed-RN – Rua Apodi, 244, Cidade Alta