05 setembro 2023

Tradicional Desfile Cívico de Macaíba leva multidão as ruas do centro

Foto: Edeilson Morais

A 52ª edição do Desfile Cívico de Macaíba, que é o ápice das celebrações da Semana da Pátria foi realizada neste domingo, 03 de setembro, a partir das 15h. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com as demais secretarias.

Com o tema ‘Todos Iguais: Do Respeito à Diversidade ao direito à Dignidade de Ser Humano’, que foi abordado no Projeto Pedagógico Anual, da rede municipal de ensino, a 52ª edição do Desfile Cívico de Macaíba teve percurso iniciando na avenida Mônica Dantas, no Centro, com continuidade na rua Nossa Senhora da Conceição e terminou na Rua Dr. Pedro Velho.

A população presente assistiu o tradicional desfile das Forças Armadas do Brasil, das escolas públicas da rede municipal, estadual e federal, das secretarias da Prefeitura de Macaíba que apresentaram os serviços prestados, dos grupos de escoteiros, dos pré-militares, dos bombeiros civis e de instituições filantrópicas e privadas que atuam na Cidade.

Para o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, o desfile cívico é um momento único que deve ser fortalecido a cada ano. “Precisamos fortalecer nosso sentimento de civilidade, não somente na Semana da Pátria, mas todos os dias, principalmente nas nossas escolas e nas nossas instituições. A nossa gestão tem como meta fortalecer e resgatar o sentimento cívico da nossa Cidade, e durante o desfile podemos mostrar aos macaibenses as potencialidades, os grandes projetos e as ações que a Prefeitura realiza”, disse.

Em relação ao tema do Desfile Cívico, o secretário de Educação, Ademar Silva Júnior enfatizou que o Projeto Pedagógico Anual, da Secretaria Municipal de Educação, realizado pelas unidades escolares que compõem a Rede Pública Municipal de Macaíba, tem como objetivo principal de discutir com diversos grupos no ambiente escolar sobre diversidade de forma ampla. “Nesse sentido, é de fundamental importância que cultivemos o respeito às diferenças, o diálogo fraterno e a tolerância, para que possamos construir um país onde todos tenham oportunidades iguais e que sejam valorizados por suas contribuições”.