Reprodução |
De acordo com informações e imagens repassadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde RN), o Hospital Walfredo Gurgel enfrenta mais um quadro de superlotação, que decorre desde a sexta-feira (6) e continua a ocorrer nesta segunda-feira (9). Ainda segundo a denúncia, idosos, incluido um de 101 anos, estão em um dos corredores do hospital.
As denúncias relatam que na sala de recuperação tem 22 pacientes e 3 salas de cirurgia estão presas com usuários, necessitados de leito de UTI, mas internados nelas porque não tem vaga de UTI. O politrauma, setor destinado a atendimentos de urgência, também está completamente lotado. Um dos corredores, com pacientes dos dois lados, abrigam alguns idosos, incluindo uma pessoa de 101 anos, outra de 89 anos e mais uma de 82 anos. Alguns deles estão com a maca baixa no chão. Dentro do CRO, sala de recuperação pós cirurgia, também existem diversas internações irregulares.
Os trabalhadores (as) da unidade relataram à direção do Sindsaúde/RN estarem sobrecarregados pela grande quantidad de pacientes. Há pouco mais de dois meses, em julho, o Ministério Público do Rio Grande do Norte acionou a Justiça pedindo a imediata retirada de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel no prazo de quinze dias.
Procurada pela reportagem para falar sobre a superlotação que o Walfredo Gurgel enfrenta, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) afirmou que irá se pronunciar em breve sobre o caso.
Com informações de: tribunadonorte