A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar na próxima quinta-feira (19), às 15h, na Praça Paulo Holanda Paz, o lançamento do Imuniza Macaíba, projeto municipal de ampliação da cobertura vacinal em crianças e adolescentes dos 02 meses aos 14 anos.
De acordo com a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, o projeto vai trabalhar com quatro imunizantes: penta, pólio, tríplice e HPV, que no ano de 2022, tiveram em média 60% cobertura, abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é uma cobertura de 95%. “A gente não tem alcançado esse índice desde 2016, o que nos preocupa, porque são doenças que podem ter agravamento e causar óbito. Por exemplo, a pólio é uma doença que já foi erradicada pelo processo de vacinação e está na eminência de retornar devido exatamente dessas baixas coberturas”, disse.
Segundo ela, o grande diferencial do projeto ‘Imuniza Macaíba’ é que a vacinação será realizada nas escolas e nas comunidades mais vulneráveis. “Vamos levar as vacinas até as crianças, o que vai garantir a ampliação do acesso a esses imunizantes, através dessa parceria da Secretaria de Saúde com as secretárias de Educação e Assistência Social. Esperamos mudar esse cenário de cobertura e garantir a efetivação das coberturas vacinais no nosso município”, explicou Kelly Lima.
A secretária informou que com o lançamento do projeto, será iniciada a mobilização municipal da vacinação, que vai seguir durante todo o restante do ano de 2023 com as seguintes datas: 22/10 – Macaíba imunizada na comunidade quilombola de Capoeiras; 24/10 – Macaíba imunizada na comunidade indígena do Tapará; 26/10 – Início da mobilização nas escolas; 07/11 – Vacinação em assentamentos; 08/11 – Vacinação população específicas; 10/11 – Dia D Municipal; 13/11 – avaliação da campanha e planejamento de novas ações.