Crédito da foto: Joana Lima |
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, em visita à Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, no Conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da cidade, anunciou que a primeira etapa das obras de reforma será entregue no próximo dia 26 de dezembro.
Esta primeira fase do projeto contempla 12 salas para o Ensino Fundamental, laboratório de Ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de Informática, quadra poliesportiva, um auditório, refeitório e cozinha. Com capacidade para atender 475 estudantes do Ensino Fundamental e 175 crianças da Educação Infantil, ambas em tempo integral, os recursos para a obra são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal.
“A escola municipal de tempo integral padre Tiago Theisen é uma prioridade da nossa gestão porque vai acolher os alunos com assistência médica, odontológica, psicológica, enfim, com toda a infraestrutura necessária para que os alunos permaneçam o dia inteiro na escola. Estamos nos últimos preparativos para entregar esta primeira etapa agora em dezembro e, certamente, nós teremos nesta escola de tempo integral tudo o que uma escola bem estruturada, bem construída em qualquer lugar do Brasil possui, com toda estrutura que os estudantes do nosso município merecem”, disse o prefeito Álvaro Dias.
Prevista para ser concluída até setembro de 2024, as obras da unidade de ensino incluem também sete salas para a Educação Infantil, sala de leitura/multiuso, salas de atendimento médico, vestiário, piscina semiolímpica, pista para caminhada, área de recreação, espaço para atividades de movimento e biblioteca com mais de 1.000,00m² (com salas de leitura, biblioteca virtual, audiovisual, cabines individuais de estudo, área de leitura e pesquisa, reprografia e área administrativa.
“Esta escola tem a filosofia de uma estrutura auto sustentável e dentro do seu projeto arquitetônico já estamos aplicando esses mecanismos. Vamos reutilizar a água, teremos o uso de energia solar, o reaproveitamento de produtos orgânicos, para que o aluno dentro dessa filosofia conheça exatamente todo esse processo de sustentabilidade. Além disso, teremos toda a estrutura de saúde, além da primeira Biblioteca Municipal com acesso público, para atender estudantes de todas as escolas e a população em geral”, explica o secretário adjunto de educação, Aldo Fernandes.