Reprodução/TV Tropical |
A TV Tropical ficou em primeiro lugar na nona edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público com a reportagem "Síndrome dos Braços Vazios", exibida no dia 20 de Janeiro deste ano no Balanço Geral e que mostra a atuação do Ministério Público por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal Intencional.
"É muito bom poder fazer essa tradução e levar essa história para muitas outras pessoas. Nós estamos em quase 98%, 99% dos municípios, então a responsabilidade é muito alta, daí a necessidade de fazer um jornalismo com qualidade, um jornalismo comprometido com a informação", explicou a repórter premiada, Mara Godeiro.
A matéria vencedora mostra a atuação do Ministério Público Estadual através do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal Intencional, o NUAVV. O Núcleo deu suporte à Karla Álvares, mãe de Karolyne Álvares, que foi vítima de latrocínio na Zona Norte de Natal em 2016. Karolyne, na época com 19 anos, saiu para caminhar com a irmã pela tarde. A jovem então foi abordada por um assaltante e, mesmo entregando os seus pertences, levou um tiro no peito.
"Valeu a pena ter brigado até aqui, ter sido indigesta. Eu transformei meu luto em luta. Enquanto eu viver, porque estou viva! Em nome de Károl Álvares, eu vou continuar lutando, porque nós merecemos viver com dignidade e segurança pública", disse Karla à Mara Godeiro
O material premiado foi feito pela repórter Mara Godeiro e o cinegrafista Olinto Bezerra. Contou com a produção de Renata Costa e Andreyna Patrício além da edição de imagens de Alexandre Othon.
A reportagem foi um trabalho coletivo fruto do esforço diário da TV Tropical, que fez este material bem antes de saber que esta premiação iria acontecer. "Trabalhar em TV é isso, é união de forças. Então, eu acredito que não é só Mara Godeiro, é a equipe de jornalismo da TV Tropical, que é muito envolvida [...] É uma equipe que está trabalhando todos os dias.", explicou Mara.
Confira a reportagem premiada na íntegra: