Imagem ilustrativa |
Os meios de comunicação procuram se modernizar nas coberturas das eleições municipais, principalmente com relação às informações das pesquisas eleitorais. E este ano, com o objetivo de se destacar quanto às informações, a CNN Brasil criou um produto inédito para a cobertura nas 26 capitais brasileiras. Trata-se de um agregador de pesquisas, desenvolvido pelo Ipespe Analítica, que projeta a intenção de voto para prefeito a partir dos levantamentos feitos por diversos institutos de pesquisa por todo o país.
“Por se tratar de um ano eleitoral, todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas precisam ser registradas na Justiça Eleitoral, apresentando informações como o número de pessoas entrevistadas, a forma como as respostas são colhidas (se é presencial face a face, por telefone ou online) e dados como margem de erro e intervalo de confiança, além do contratante”, relata a matéria publicada no site da CNN.
Entre os Institutos de Pesquisas selecionados com credibilidade para fornecer informações para o Índice CNN, está o Instituto DataVero, considerado o caçula dos que operam na área em todo o território potiguar, já que a sua atuação iniciou em 2022, mas já ganha destaque pela seriedade de seus profissionais e do produto que apresenta.
Com a sua nova ferramenta, a CNN pretende divulgar dados de pesquisas eleitorais de 100 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores. No caso do RN, apenas o município de Natal se enquadra neste critério.
O Instituto de Pesquisa DATAVERO nasceu em 2022 da iniciativa dos jornalistas Túlio Lemos e Bosco Afonso, com o objetivo de introduzir a modernização na forma de captar as informações de campo, zelar pela integridade dos resultados, manter sigilo das informações e não permitir por hipótese alguma a contaminação ou manipulação dos dados recolhidos nos levantamentos.
Para isso, o Instituto utiliza uma moderna plataforma de geolocalização, que permite a identificação precisa da área pesquisada e os dados ficam gravados em seu sistema. Para a apresentação do relatório, a empresa utiliza inteligência artificial na tabulação e cruzamento dos dados, o que proporciona o fornecimento de informações minuciosas do material colhido, produzindo uma riqueza de material que faz uma verdadeira ressonância magnética do universo pesquisado, se equiparando quase a uma pesquisa qualitativa.
Segundo o jornalista Tulio Lemos, diretor executivo do Instituto DATAVERO, “a participação da DATAVERO nesse Índice CNN, nos orgulha muito. Afinal, o instituto tem pouco mais de dois anos de atuação no mercado e já figurar como referência para uma empresa com a dimensão da CNN é realmente um reconhecimento ao produto que apresentamos ao mercado e a seriedade e dedicação com que tratamos cada pesquisa realizada”.
Bosco Afonso também se diz orgulhoso: “Além do orgulho, vem também a responsabilidade cada vez maior de produzir um levantamento correto, associando a seriedade e competência dos profissionais com a tecnologia, o que proporciona uma pesquisa moderna, com qualidade e seriedade”, disse Bosco.
Com informações de: diariodorn e cnnbrasil