01 fevereiro 2024

Êxito: Polícia Civil prende integrante de organização criminosa em Macaíba

Divulgação/PCRN

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Macaíba), com apoio da Delegacia de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), deflagraram, nesta quarta-feira (31), a 4ª fase da "Operação Seth", que tem como objetivo localizar e prender membros de um grupo criminoso armado com atuação nos municípios de Macaíba, Vera Cruz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho e outras cidades da Grande Natal. Durante as diligências, um homem, de 23 anos, foi preso em flagrante portando duas armas de fogo do tipo revólver, calibre .38. Ele foi detido no Centro de Macaíba, na Grande Natal.

De acordo com o inquérito, o suspeito, que foi preso em flagrante portando duas armas de fogo do tipo revólver calibre .38, além de mais munições e acessórios para as armas, também estava negociando essas armas em sua loja de motocicletas. Ele é suspeito, ainda, de cometer vários homicídios nos últimos anos.

Ainda, de acordo com a 20ª DP, o homem atuava com seus comparsas em maior incidência nas cidades de Macaíba e Vera Cruz. Outros suspeitos também foram identificados, alguns deles condenados por homicídio qualificado. Essa prisão poderá ajudar a desvendar diversos outros crimes por eles praticados, especialmente os homicídios

Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de munições, posse ilegal de armas de fogo e também pelo comércio ilegal de armas de fogo, sendo representado por sua prisão preventiva. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.

Operação Seth

O nome da operação remete à mitologia egípcia, na qual Seth é apontado como o deus da confusão, da desordem e da perturbação, tendo como características a fúria, a crueldade, o sofrimento e outras negatividades. Os possíveis crimes praticados por esses grupos investigados, embora alguns deles se intitulem como “justiceiros”, podem ter tido motivações como “ciúmes”, “discussões banais”, “domínio de territórios”, “queima de arquivos” e outras vaidades, provocando desassossego social.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.