Foto: Edeilson Morais |
Nesta sexta-feira (17/05), a Prefeitura de Macaíba anunciou um projeto que promete revolucionar a educação na comunidade rural de Lagoa do Mato e adjacências. Trata-se da construção das novas instalações da Escola Municipal Iolanda Chaves de Lucena, confirmada após a assinatura da ordem de serviço feita pelo prefeito Emídio Júnior, autorizando o início da obra.
O projeto foi idealizado e desenhado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A futura escola servirá como exemplo para toda a região, com características inovadoras e adaptadas às necessidades locais, podendo duplicar a capacidade para atender à demanda de matrículas, podendo abranger mais de 100 alunos do Nível III do Ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais.
A escola mencionada terá uma arquitetura lúdica e contará com quatro salas de aula, uma sala de professores e de coordenação, uma sala de informática, uma sala de leitura, um refeitório, banheiros com acessibilidade, abrangendo uma área de total de 513 m² de construção. Os recursos para sua viabilização são fruto de uma emenda parlamentar do Styvenson Valentim, totalizando mais de 1,1 milhões de reais, com prazo estimado para conclusão de 6 meses.
O gestor municipal agradeceu ao senador pela parceria em prol de Macaíba e enfatizou em seguida: “tantos passaram, tantos prometeram, e eu sem prometer, estou aqui assinando hoje esta ordem de serviço dessa escola tão sonhada por mim e por todos vocês que são de Lagoa do Mato, de Macaíba, da zona urbana à zona rural. Não é apenas um documento que assinamos, vamos ficar na cola para que termine logo, pois é um compromisso que assumimos com a comunidade”. Emídio Júnior finalizou relembrando sua trajetória junto ao senador para que o projeto pudesse ser viabilizado e os recursos liberados para sua concretização e citou outros projetos que serão executados mediante essa parceria, como o Batalhão de Polícia Militar.
Por sua vez, o senador declarou: “Hoje está dando início a essa obra, mas vão vir outras mais”. Em seguida, destacou seu trabalho para a realização de cirurgias eletivas de usuários de saúde de Macaíba e a possibilidade de um carro com serviços médicos móveis nas comunidades mais distantes, principalmente para atendimento de crianças.
Representando a comunidade escolar, a aluna Layza Willayane Rodrigues de Lima, 8 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental, agradeceu em tom emocionado: “17 de maio de 2024 é um dia histórico para a nossa querida comunidade de Lagoa de Mato. Esta ordem representa um sonho educacional e comunitário muito forte. Foram anos e anos de espera por uma infraestrutura excelente e adequada. Num futuro bem próximo, nossa escola será lembrada como uma escola modelo”.