28 agosto 2024

Lei Seca: pai e filho são presos por embriaguez ao volante na mesma noite em Natal

Divulgação/PMRN

Na noite desta terça-feira (27), a Seção Lei Seca do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizou operações na Região Oeste de Natal, resultando na prisão de pai e filho por embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O primeiro a ser detido foi um homem de 47 anos, que foi submetido ao exame de alcoolemia, o qual indicou um índice de 0,62 mg/L, configurando crime de trânsito. Ele foi imediatamente conduzido à delegacia de plantão.

Em uma reviravolta surpreendente, ao chegar à delegacia, o homem tentou comunicar o ocorrido ao filho, mas, para sua surpresa, o jovem de 23 anos já estava sendo autuado pelo mesmo motivo. Minutos após a prisão do pai, o jovem foi abordado pela equipe da Lei Seca, e o teste do bafômetro apontou 0,47 mg/L, também configurando crime de trânsito. Ambos foram encaminhados para a delegacia e responderão criminalmente.

As penas previstas para o crime de embriaguez ao volante incluem de seis meses a três anos de detenção, multa, e a suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor. Administrativamente, a multa aplicada é de R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é cassada.

Durante a operação, além das prisões, a equipe abordou 387 condutores, autuando mais um motorista administrativamente por dirigir sob efeito de álcool.

Outros cinco autos de infração foram emitidos por desobediência a normas do Código de Trânsito Brasileiro.