Imagem ilustrativa |
Policiais civis da 13ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Macaíba, com apoio da 11ª DHPP de Parnamirim e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), deflagraram na manhã desta terça-feira (13) a “Operação Vespasian”. A ação teve como objetivo cumprir um mandado de prisão e um de busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa suspeitos de participarem de homicídios no município de Macaíba, Região Metropolitana de Natal.
De acordo com as investigações, no dia 8 de janeiro de 2024, um homem, de 28 anos, foi assassinado na BR-226, nas proximidades da ponte Guarapes, em Macaíba. Além disso, na mesma operação, a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão contra outro membro da organização criminosa, suspeito de ter participado do homicídio que vitimou um adolescente, de 14 anos, em 6 de abril de 2024, também no município.
Foi constatado também que, mesmo utilizando tornozeleiras eletrônicas, os suspeitos continuavam atuando nos "tribunais do crime" da facção, ordenando a morte de vítimas envolvidas em dívidas de drogas ou ligadas a grupos criminosos rivais.
Durante a operação, um dos suspeitos, um homem, de 31 anos, foi preso e conduzido à Delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A operação foi batizada de "Vespasian", em referência ao Imperador Romano Tito Flávio Vespasiano que, após um período de caos, implementou intervenções que trouxeram prosperidade a Roma.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.