02 abril 2025

Situação da saúde do RN: médicos da UTI Assu mantêm bloqueio de leitos devido a salários atrasados; saiba mais

Imagem ilustrativa

Com o pagamento dos meses de outubro e novembro efetivado para os médicos plantonistas da UTI de Mossoró, a paralisação iniciada no último dia 31/3 foi encerrada ontem, 1º de abril. Já os médicos de Assu permanecem com o movimento de bloqueio de leitos, uma vez que até o momento, não receberam os pagamentos.

Em Natal, os médicos das 9 UTIs vinculadas à empresa de Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA) também enfrentam atrasos no pagamento dos plantões de novembro/2024. Em assembleia realizada ontem, 1, a categoria decidiu aguardar até o dia 10 de abril para o recebimento dos valores pendentes. A coordenadoria das UTI's expressou expectativa de que os pagamentos sejam efetuados dentro deste prazo.​

“Conforme o acordo judicial, celebrado entre as entidades médicas, a secretaria de saúde do estado, SAMA e Cooperativa médica, os médicos deveriam receber agora o mês de dezembro. No entanto, continuam a lutar para receber ainda o mês de novembro”, lembra Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

Uma nova assembleia ficou marcada para o dia 10 com a intenção de avaliar se houve, de fato, o pagamento. Caso não tenha sido realizado, novas decisões de paralisação devem ser tomadas em assembleia.